Ano novo!! Blog novo!!

Continuarei contando minhas aventuras aqui na selva, com fotos e muitos detalhes!!

Se quiserem ver minhas histórias antigas, entrem no meu outro blog: www.liamangia.blogspot.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quem é Aurora???

Nos meses de setembro e outubro, meu marido foi para uma operação no meio da selva, numa comunidade chamada Surpresa. Vocês lembram da minha viagem de barco até o PEF? Paramos no meio da viagem nessa comunidade, que meu pai encasquetou que era "Alegria".

Para quem não lembra, ou quem não viu, aqui está uma fotinha:

Voltando... O Guilherme estava lá em Surpresa, onde conheceu a Aurora. Uma corujinha, que ía lá para a base onde eles estavam quando ela sentia fome. Ela não conseguia caçar, pois teve suas duas asas arrancas. Ninguém sabe ao certo como foi, mas, do jeito que estava, parecia que algum bicho tinha arrancado, ela só tinha os dois últimos ossinhos das asas. Segundo o veterinário, a coruja tem dois ossos e, na ponta, vários ossinhos, como se fossem os dedos. O último osso, mais próximo do ombrinho, era o que restou para a Aurora, das duas asas. Ela não possuía mais nenhuma pena nas "asas", apenas os ossinhos necrosados.

O Guilherme começou a alimentar a Aurora e se apaixonou por ela. Pediu para a Polícia Ambiental, para ficar com ela, tendo em vista que não poderia mais viver sozinha na selva. Nem pensou em "pedir" pra mim, pois sabe como eu amo animais e, com certeza, adoraria a ideia!

Felizmente eles autorizaram!! Agora, só falta a autorização do Ibama, para podermos levá-la conosco!!!

Quando ela chegou aqui em casa, ainda com os ossinhos de fora, não tínhamos onde deixá-la e a deixamos num dos quartos aqui de casa. Não dava para deixar do lado de fora por causa dos gatos que vivem por aqui... Ah! As fotos da Aurora muitas vezes não ficam muito boas, pois eu tiro o flash, para não assustá-la.
 A gente dava comida na boca. Ela comia tudinho!

No dia em que a Aurora chegou aqui em casa, a levamos ao veterinário e ele disse que teríamos que amputar os ossinhos dela. No mesmo dia, lá na clínica, um dos ossinhos caiu. Aí só teríamos que amputar um. O veterinário fez uns curativos e tirei algumas fotos.

Depois de uns dias de estadia no quarto de casa, fechamos o canil que tem lá no quintal com tela e a levamos para lá. Acredito que esteja bem melhor lá, pois tem poleiro, tem barulho de natureza, folhas, bichinhos. É uma espécie de estágio para ela, pois não poderá mais ficar livre, leve e solta na natureza... Infelizmente... Mas, mesmo não podendo mais ficar solta na selva, receberá muito carinho!!!
 Essa penugem dela é muito fofinha!!! Ela é super cheia!! De carne mesmo, tem bem pouquinho, bem magrinha.

Por mais que a gente tenha procurado na internet, não encontramos muita coisa a respeito de corujas... Mas achamos que, quando ela fica nessa posição, com a cabeça baixa, balançando de um lado para outro, ela está a vontade. Pensando logicamente, ela não baixaria a cabeça para uma ameaça, correto? Ao contrário, quando sente-se ameaçada (pelo menos é o que a gente acha...), ela bate o bico bem forte várias vezes (tec-tec-tec). E quando está brava, faz um barulho de pano rasgando, ou seja, um som longo de RRRRR feito com a garganta. Mesmo já tendo feito esse barulho algumas vezes no início, ela nunca nos atacou.
 Pode não ser um bicho de estimação muito comum, mas eu a acho linda!!
 Esse coração no rostinho dela é muito fofo!!
Ah!! Esqueci de contar!! O outro ossinho dela, caiu uns dias depois e não precisamos amputar nenhum dos dois. Ainda bem! Pois o veterinário disse que seria um risco dar uma anestesia nela.

E agora ela já está bem! Já está cicatrizando bem!

Eu ainda tenho medo de pegá-la na mão, mas a adoro mesmo assim! O meu medo é por causa do tamanho de suas garras. Conseguem ver como são afiadas?

Já mandamos fazer sua casinha, ficou pronta hoje, mas ainda não a colocamos lá, pois queremos passar verniz na tábua de baixo, onde ela fará suas necessidades, para proteger a madeira.

Espero que o Ibama nos dê a autorização definitiva, pois não queremos mais deixá-la para trás...

Ah! Perguntei para o ginecologista se havia algum risco para a minha gravidez ter contato com coruja e ele respondeu que não sabia, pois nunca conheceu alguém que tivesse uma como bicho de estimação. hehe Só eu e o Guilherme mesmo!!

2 comentários:

  1. Oi Lia... Adorei a Corujinha, vou ficar torcendo para vocês conseguirem a autorização, quanto a fazer mal por causa da gravidez, creio que é como ter um papagaio, tem que dar vermifugo pra ela... Vou ficar aguardando notícias da Aurora. Beijos!!

    ResponderExcluir