Ano novo!! Blog novo!!

Continuarei contando minhas aventuras aqui na selva, com fotos e muitos detalhes!!

Se quiserem ver minhas histórias antigas, entrem no meu outro blog: www.liamangia.blogspot.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Quintal produtivo!!

O quintal da nossa casa, além de enorme, ótimo para a Mori correr, é cheio de árvores frutíferas. Super produtivo!!

Eu e o Guilherme adoramos cupuaçu, mas esse, infelizmente não tinha aqui... Reparem o tempo que usei no verbo "ter" - "não tinha"!!

Pois é... Um dia desses, eu estava tirando fotos dos periquitos, que postei aqui para vocês verem, e comecei a procurar o ninho daquele passarinho vermelho, que também mostrei para vocês. Quando, de repente, encontrei, numa das árvores que eu achei que não era de nada, isto aqui:
Alguém conhece esta fruta???? É um cupuaçu!!!
Esse aí tinha uns 10 centímetros, mas, normalmente, é maior, com uns 20 centímetros mais ou menos...

Como falei, não fazíamos ideia do que era essa árvore, ano passado não deu frutos... Ela fica bem no meio do nosso quintal! Até então, dependíamos de doações do caseiro, meu vizinho, que possui várias árvores de cupuaçu em seu quintal. Este ano, ele se mudou e eu não conheço a filha dele, que ficou morando ali... Assim, não "ganho" mais cupuaçu, nem mamão, nem nenhuma fruta que eles têm lá.
Para quem não sabe, o cupuaçu só está bom quando cai sozinho do pé. Gente, quase todo dia eu ía lá olhar para ele, para ver se tinha crescido ou caído... rs... Cheguei a pensar: "Vai acabar estragando de tanta vontade que estou de comê-lo."

Até que um dia cheguei lá e ele estava no chão!!! Fiquei super feliz, o peguei e o deixei na minha área de serviço. A semana em que ele caiu foi uma semana conturbada, a semana do boi, quando a minha amiga Lívia ficou aqui em casa, e acabei demorando para abrí-lo. Resultado: quando o abri, ele estava estragado... Não deu para aproveitá-lo... Peninha...

Vocês sabem como fazer para abri-lo? A casca do cupuaçu é bem dura e, para abri-lo, temos que jogá-lo no chão com bastante força, até quebrar a casca.

Mas, depois desse aí, começaram a crescer mais QUATRO!!!!

Dessa vez, não dei mole!

Depois de muuuuitos dias, o primeiro caiu!!! Foi o Guilherme que encontrou! Já tratamos de abrir e tirar logo a polpa do fruto. E é claro que tirei muitas fotos!!

Primeiro, tiramos do cupuaçu fechado!
Como esse foi aberto pelo Guilherme, ele começou a bater com um martelo, para rachar a casca. Depois, bateu de leve no chão (diferente de mim, que jogo com força e ele racha todo! hehe) e o fruto abriu.
O fruto possui caroços e a polpa é grudada neles.
 Para retirar a polpa, precisamos cortar com tesoura. Se puxar só com o dedo, não sai.
 Depois de "cortar" a polpa, o caroço fica assim:
E aqui estão todos os caroços de uma das metades do cupuaçu. Gente, dá um trabalho fazer isso... Fiz uma metade e parei para descansar a mão... Estava doendo...
A outra metade, retirei no dia seguinte.
Esta aqui é a polpa já retirada. Eu guardo em copinhos de requeijão e congelo. Essa medida de um copo de requeijão de polpa é mais ou menos o que dá para fazer um litro de suco.

Meu quintal é tudo de bom!!!! Tenho acerola, dois pés que vivem carregados! Menos quando o tempo está muito seco... Como foi o caso desta foto...
Tem uma goiabeira!!! Ano passado, só deu goiaba estragada, mas este ano está dando muita goiaba boa!!! Quem está adorando é o povo que passa na rua e fica "roubando" as goiabas que ficam pra lá do muro... rs... Mas a gente nem liga... Impossível comer tudo!! Pelo menos, não estraga... Mas eu me divirto, quando percebo que tem alguém roubando goiaba, solto a Mori e a Francis (filha da Mori, que está aqui em casa) e as duas ficam latindo bem alto!!! As pessoas devem assustar, achando que são cachorros grandões!! hehe
Mas existem outros seres que adoram goiabas!! Além da Mori e da Francis!! São os periquitos!!! Outro dia, estava a mior "gritaria" de periquitos no meu quintal. Deixei as cachorras presas e fui ver onde estavam. Quando cheguei perto da goiabeira, eles começaram a voar!! Gente, eram mais de VINTE!!!!! Coisa mais linda!!!! Pensei em filmar no dia seguinte, mas não vi mais... Se acontecer de novo, filmo para vocês verem!!!

Aqui também tem uma jaboticabeira!!! A vizinha disse que essa da minha casa nunca tinha dado frutos, mas ano passado deu um monte!!! Adorei!!! Infelizmente, este ano não deu de novo...
Temos também um cajueiro (argh!!! Não gosto não!). Disseram que ele também nunca tinha dado frutos. Mas ano passado e este ano, ficou carregado!!!! Nossa, dava para sentir aquele cheiro horrível de caju de longe!!! Como eu não gosto, acho horrível... Mas as frutas são bonitas!

Tenho uma mangueira aqui no quintal, que, quando cheguei, estava totalmente podada... Este ano, já está cheia de folhas, mas não deu mangas ainda... Porém, a mangueira do vizinho, que fica uma paste no nosso quintal está carregada!! Pena que essa manga não é muito saborosa... Quem gosta delas é a Francis!
Também há um pé de açaí, pena que não dá para aproveitá-lo, porque precisa moer as sementes. Mesmo assim acho legal e bonito!

 Tem uma fruta aqui que eu não conhecia e é uma delícia!! Chama-se ingá!
 Ela lembra uma vagem gigante!

 Infelizmente, este ano deu um mato na coitadinha da árvore e os ingás estão vindo secos. Mas, pela foto seguinte, dá pra ter uma ideia... Essa parte branca são sementes cobertas de um polpa branca docinha. A gente brinca que parece algodão doce. Para comer, basta abrir essa "vagem", retirar as sementes, colocar na boca e retirar a polpa. A semente não se come. E a polpa é uma delícia!!
 Enquanto eu tirava fotos do meu quintal, enxerguei essa ata do vizinho. Aqui é conhecida como ata, aí no "Brasil" chamamos de fruta do conde. Eu nunca tive coragem de comer, sempre tive nojo. Provei aqui e adorei!! É bem docinha, né?

E esse é o meu quintal super produtivo!!!!

Um comentário:

  1. Adorei o post!!! Tô chegando pra tomas muito suco de acerola!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir