Ano novo!! Blog novo!!

Continuarei contando minhas aventuras aqui na selva, com fotos e muitos detalhes!!

Se quiserem ver minhas histórias antigas, entrem no meu outro blog: www.liamangia.blogspot.com

domingo, 13 de março de 2011

Uma máquina fotográfica fez falta...

Neste último sábado, depois do carnaval, fui à Bolívia com dois casais amigos. Eu precisava comprar uma mantinha para a Mori, que tem passado frio com o ar-condicionado e está sem nenhuma mantinha, pois estragou a que tinha...

Antes de sair de casa, eu cheguei a pegar a minha máquina fotográfica, mas desisti de levá-la, porque é muito grande e eu achei que não fosse usá-la... Uma pena...

Numa das praças da Bolívia, vimos uma movimentação grande. Chegamos perto para ver o que era e vimos um desfile de carnaval...

Gente!!! É BIZARRO!!!

Como ninguém estava com máquina, não deu para tirarmos nenhuma foto... Não tiramos nem com o celular, porque não conseguiríamos passar para o computador...

Sendo assim, vou fazer de tudo para detalhar, em palavras, a festa esquisita que presenciei...

O desfile aconteceu em volta de uma praça. Quase não se ouvia música... Pelo que me lembro, cada "bloco" tocava uma música que não sei de onde vinha... Talvez do carro que cada bloco tinha "enfeitado".

O primeiro que eu vi estava assim: somente homens, vestidos com uma calça camuflada, rasgada da parte do joelho para baixo, descalços, todos lambuzados com alguma coisa preta, como se fosse uma camuflagem, no rosto, nos braços, no peito e nas costas. Eles estavam "em forma", eram várias filas, uma ao lado da outra, mas não muito próximas. Não quis dizer "sarados", quis dizer em formação... Todos faziam uma coriografia e gritavam conjuntamente. Um grito de GRRRRRR... Era uma coriografia meio violenta, como se fosse uma tribo, colocavam uma perna para a fente, abaixavam (como quando a gente malha os glúteos na academia...), voltavam, faziam o mesmo com a outra... Enfim... Estranho... Não me lembro muito bem da música desse bloco... Me lembro mais dos componentes cantando algo estranho e fazendo GRRRRR.

Um outro bloco era esquisitíssimo... Também só de homens. Aliás, não vimos NENHUM bloco com mulheres... Neste bloco, cada um estava "vestido" de um jeito... Todos mal-trapilhos, também sujos... Alguns estavam só de calças, outros de calça e camisa aberta, tudo rasgado e sujo... Havia alguns com um fraldão feito de saco (não saco plástico, mas, sim, aquele pano que é bom para se usar como pano-de-chão) e esse fraldão estava cheio de pano embaixo, para simular um bumbunzão de bebê. Nesse bloco, eles dançavam em duplas, de braços cruzados e íam para lá e para cá aleatoriamente, como num baile de carnaval. Alguns estavam extremamente bêbados... E eram praticamente carregados pelo seu parceiro. Acompanhando esse bloco vinha um carro alegórico!!! hahaha Era uma caminhonete. E estava assim: a parte da lataria da frente e da carroceria do carro estava toda coberta com papel celofane. Bem mal-feito! O pára-brisas estava coberto com celofane também. Inclusive, eu não sei como o motorista estava fazendo para enchergar a direção... Na parte de trás... Como eu poderei descrever algo tão bizarro?? Imaginem uma rosa que ainda não abriu. Agora retirem tudo que há no centro da rosa e deixem apenas a parte exterior. Fica apenas uma casca, correto? Pois bem, era uma casca assim, que saía da parte da frente do carro e apontava para trás. Era bem grandona. Não sei do que era feita... Talvez um papelão bem grosso, com alguma armação de ferro... Não sei... Essa casca estava pintada de vermelho. Mal-pintada, mas tentaram... Mas não acabou aí a descrição do carro!!! Dentro dessa casca, havia três pessoas em pé e imóveis: dois homens com uma mulher no meio. Os homens estavam vestidos de marinheiros, estavam de branco. A mulher estava também de marinheira, mas em azul escuro, tipo paquita, com uma bota quase até o joelho. Os três seguravam em alguma armação que havia atrás deles. E nenhum dançava... Pelo que entendi, eles eram os destaques do bloco, mas não se mexiam, nem sorriam, nem nada... Talvez não estivessem confortáveis... Talvez estivessem com medo... Não sei...

O bloco que eu achei mais criativo foi um que era assim: todos (homens) estavam com um capacete gigante (de Itu). O capacete tinha uns 50 centímetros de diâmetro, cobriam a cabeça toda, os ombros e quase todo o braço. Cada integrante segurava o seu capacete com as mãos, de forma que não se via os braços, nem a parte superior de ninguém. Todos estavam sem camisa e alguns desenharam uma carinha na barriga, como se ali fosse o rosto deles. Estavam apenas com uma calça cinza, não me lembro se estavam descalços ou com coturno, mas acho que estavam com coturno. Na cintura deles, na continuação da calça, estavam pendurados os "braços", feitos com o mesmo pano da calça, cheios talvez de panos, para representar os braços da criatura. O que eu entendi que eles quiseram fazer foi um anão, com os braços saindo na altura da cintura e um capacete gigante cobrindo a cabeça, os ombros e os braços. Estavam também em forma e faziam uma coriografia meio esquisita. Também não consigo me lembrar da música...

Um outro bloco que vinha atrás, não sei dizer como estavam os componentes. Só me lembro do carro alegórico... Também foi feito com um carro de passeio, mas não dava para saber o tipo. Era um peixe gigante!!!! Ele cobria o carro todo!! Esquisito que só... Estava até capenga... Com o bocão aberto e meio caído. Acho até que esse carro deu problema, porque eu o vi saindo do local do desfile antes da hora...

Tinha um bloco todinho de Chapolin!!!! Sim!!! Estavam vestidos exatamente como o Chapolin Colorado!! E olha que eu nem falei "Óh! E agora, quem poderá me defender??" Enfim, esse foi o bloco mais "normal" que eu vi.

Não fiquei parada assistindo tal desfile, eu entrava numa loja e, quando saía, olhava as pérolas... Por isso teve coisa que não reparei...

Espero que vocês tenham conseguido visualizar um pouquinho dessa festa que presenciei... Uma pena mesmo estar sem a máquina...

Um comentário:

  1. Ah Lia!! pq vc não levou sua câmera pequena??
    Eu consegui imaginar direitinho todas as "alas" do desfile, mas com as imagens seria muitooo melhor!
    Aqui tbm teve chapolin no carnaval, vc viu nas minhas fotos??
    Agora o que eu queria muito ver eram esses "carros alegóricos"... deve ter sido uma piada! hauhauhu!

    ResponderExcluir