Ano novo!! Blog novo!!

Continuarei contando minhas aventuras aqui na selva, com fotos e muitos detalhes!!

Se quiserem ver minhas histórias antigas, entrem no meu outro blog: www.liamangia.blogspot.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A família está crescendo!!!

Não!!! Não estou grávida!!! Ainda!!! A família está crescendo por outros motivos...

Esta semana, o meu jardineiro, o Sr Elielson, estava cortando a grama da minha casa e veio falar comigo, todo sentido, com um filhotinho de jaboti na mão que ele havia machucado com o facão. Ele contou que estava cortando a grama lá na rua, bateu com o facão uma vez, fez um barulho de garrafa pet, bateu de novo e, antes de bater a terceira vez, viu que tratava-se de um jabotizinho!!!
Trouxe pra mim, na esperança de eu tratá-lo.

Que dúvida, não? Quem me conhece, sabe que eu nunca deixaria de ajudar um animalzinho!!!

Por falar em animalzinho, vou fazer só um parênteses aqui... Com essa tragédia toda que está acontecendo na região serrana do rio, muitas cenas e histórias têm me chocado... Mas a que mais me tocou foi a da senhora sendo resgatada pelo telhado da casa dela com uma corda, carregando um cachorrinho... A cena da hora em que a água encobre a senhora, que acaba largando o cachorro, para se segurar na corda, me tocou profundamente... Ontem à noite, fiquei chorando... A culpa não foi da senhora, não!! Mas fiquei muito triste, imaginando o desespero do cachorrinho... Sem contar que haviam outros cachorros no telhado junto com a senhora, que certamente morreram afogados...

Vocês podem estar pensando: "Que garota fria, só chora com a cena do cachorro... E todas as mais de 500 pessoas que também se desesperaram?" Gente, não é isso... Eu também me choco com as outras histórias todas... Mas tenho um sentimento diferente com os animais, em especial os cachorros, que não sei explicar...

Fiquei imaginando o que eu faria, se estivesse com a Mori na mesma situação... Eu sei que na hora é difícil de pensar direito... Mas eu acho que me amarraria, deixaria uma ponta bem grande da corda, para poder amarar a Mori no restante da corda e, quando caísse na água, ía apertar tanto a bichinha, que talvez ela não chegasse viva lá em cima... rs...

Enfim... Voltando à história do jaboti...

Ele estava machucadinho no casco, por causa do facão, mas o casco, apesar de ter rachado, não abriu de fora a fora. Vocês sabiam que casco de jaboti sangra?? Eu não sabia, descobri esta semana quando vi o machucado. Bom, peguei o bichinho, coloquei numa caixa junto com uma goiaba e água. Fui ao veterinário e descrevi o estado do filhotinho. Ele receitou uma pomadinha, para não infeccionar, mas disse que se não tinha rachado de fora a fora, não era necessário colar, porque estava bem imobilizado e colaria naturalmente. Disse também que ele ficará com a cicatriz.

A caixa em que o deixei era de papelão... Como ele derrubou água, tive que trocar o local... Então o coloquei numa bacia de roupa, não muito grande... Era fácil de limpar, quando ele derrubava água!
No final da tarde, o coloquei no sol, que já estava fraquinho e fiquei de olho, para que a Mori não o fizesse de brinquedinho. Felizmente, a Mori se acostumou bem com o amiguinho!!!

A partir daí, comecei a ler sobre jabutis na internet e descobri muitas coisas!! Percebi que o local em que eu o tinha deixado era muito pequeno e ruim porque escorregava demais... Então, o mudei de lugar novamente. O coloquei dentro de um isoporsão que tenho, com uma fralda da Mori cobrindo o fundo. Agora, sim, ele está confortável!! hehe
Ah! Claro! Sempre com a super guardiã por perto!!! Não conseguiu ver? Ali no cantinho inferior esquerdo!! É a cabecinha da Mori!!

Aliás, hoje, enquanto eu não trouxe o isopor aqui para a varanda, para tomar um ar, a Mori ficou chorando perto do quarto em que deixei o jabotizinho. Agora, que está aqui na varanda, a Mori está deitada na porta, tirando um cochilo... Bem tranquila...

Falando em bichos pela casa... Outro dia apareceu um caracol aqui no meu quintal!! E, diferente da imagem bonitinha que temos de caracois...
Eles são muuuuito nojentos!!!!!!!!!!!!!!!!

No dia seguinte, o bicho continuava lá e fiquei com medo de a topeira da Mori comê-lo e se envenenar, então peguei uma vassoura e uma pá e coloquei uma luva de borracha para tirá-lo do quintal. Só não sei qual foi a função das luvas de borracha... rs... Enfim, depois de conseguir desgrudá-lo de onde ele estava, o joguei do outro lado da rua, onde tem um matão. Não matei o bichinho nojento, não!!

Ele era nojento, mas prefiro esses às aranhas... Parei de escrever sobre elas, para não ficar tão repetitiva... Mas elas voltaram a aparecer, com a volta do período de chuva... Não sei se o Guilherme não me avisa quando encontra uma aranha ou se realmente elas só aparecem pra mim... Mas já levei alguns sustos com várias aranhas. Por sorte, eu não estava sozinha em nenhum dos casos... Mas elas eram todas caranguejeiras e grandes... Horríveis!!!

Um comentário:

  1. E já descobriu se é fêmea ou macho? e o nome dele/a?
    Ih, será que a Mori ainda está com o instinto maternal aflorado?
    Adorei as fotos do caracol! Tbm não entendi o motivo das luvas... hauhauhau!

    ResponderExcluir