Oi, pessoal!!
Demorei, mas aqui estou para contar como foi o Duelo na Fronteira!!!!
O duro está sendo escolher as fotos para mostrar para vocês!!
Bom, já contei isso para vocês, mas vou explicar de novo! Essa festa é como o Festival de Parintins, só que menor. Menor em tamanho, não em beleza!! Eu assisti o de Parintins este ano pela TV e digo que o de Guajará não deixou nada a desejar!!
Aqui o boi Vermelho chama-se Flor do Campo e o boi Azul chama-se Malhadinho. Eu torço pelo Flor do Campo!!!! Este ano, comprei o CD das músicas antes e decorei quase todas antes da festa!!!
Os temas este ano eram:
O festival começou na sexta-feira, com a apresentação do Boi Flor do Campo. Infelizmente, chegamos tarde e não conseguimos lugar na arquibancada central... Aí havia mais duas, feitas de andaime, uma à direita da arquibancada central e uma à esquerda. Achamos melhor ficar na da esquerda, pois acreditamos que estaria mais vazia... Até tinha lugares, mas nos demos muito mal, pois o Flor do Campo usa um "truque" para diminuir a arena... Colocando um painel grandão e a apresentação acontece na frente desse painel... Adivinhem? Ficamos atrás... Uma pena... Mesmo assim, eu e a Lívia aproveitamos muito!!! Dançamos, cantamos, gritamos, torcemos!!!! Nesse dia, o Guilherme foi e até gostou!!! Mesmo tendo ficado numa posição ruim... É que deu pra ver, mas a gente sabia que dava pra ter visto melhor... Para quem nunca tinha visto, como o Guilherme, ali estava bom. Nesse dia, ele que tirou as fotos e claro que são as melhores!! hehe Mas, vou misturar as minhas fotos (que tirei no domingo) com as dele, para contar tudo de uma vez só, ok?
Não sei se vocês lembram, mas no ano passado, o apresentador era muito chato!!!! Porém, sabíamos que este ano não seria ele, pois ele tinha dito que ano passado ía ser o último dele como apresentador... Ufa!!! Ufa, nada... Os dois apresentadores que colocaram lá este ano conseguiram ser piores que o outro!!! Eles não sabiam rimar... Faziam coisas do tipo "Olê olê olê olá! Vermelho... vermelho..." Ou então, faziam "Meu coração é vermelho" e pediam para a galera responder "êêê! De vermelho vive o coração!" Mas era muito grande e o povo só fazia o "êêê!!" e o cara falava "Continua, gente!" hahaha Muito ruim!!!
Mas, felizmente, eles só ficam na arena enquanto o Boi não entra... Tudo bem que demorou pra caramba para começar!! Uma porção de políticos pegou o microfone e ficou falando... falando... Até que um último político, quando pegou o microfone falou "Chega de faladeira, já falamos muito, o povo quer é ver a festa!!" e foi o mais aplaudido!!! Eu, inclusive, queria saber o nome do cidadão, para votar nele!! hahaha Fiquei até com sono de tanto que demorou para começar!!
De repente, os paineis começaram a entrar e eu falei com a Lívia: "Dançamos... Olha só o que vai ficar na nossa frente!!!!" Só então que ela também lembrou desse detalhe... Mas já era tarde para mudarmos de lugar...
Olhando de frente, ficou lindo!! Fica parecendo um fundo de floresta!!
O jeito foi aproveitar da maneira que deu!!
Este ano, o apresentador do Flor do Campo, o Ricardinho (ele é ótimo!!!!), entrou num carro alegórico e foi maravilhoso!!! Conseguem ver que tem uma pessoa pendurada embaixo dessa águia? É ele!!
E entrou cantando!!! Foi demais!!!!
Eu e Lívia animadíssimas!! Emocionadíssimas!!!
No domingo, o Ricardinho entrou na boca de uma cobra gigante!!
E o Flor do Campo entrando na arena!! Fiquei toda arrepiada!!!!
A coreografia do Flor do Campo estava bem complexa o que atrapalhou um pouco, pois às vezes alguém errava, mas eu achei linda!!
A primeira destaque que entrou pendurada numa alegoria foi a Porta-estandarte. A alegoria dela era uma mistura de onça e gente.
Ela veio fantasiada toda de onça.
Quando desceu, fez uma imitação de onça...
Depois de ficar um tempo assim, ela começou a tirar e...
... apareceu linda!!!!! No domingo, ela não estava de onça, apareceu já com a roupa de Porta-estandarte. (É a mesma!! Só que cada dia foi com uma roupa).
(Só para eu não esquecer de contar para vocês: na segunda-feira, quando fui lá para assistir a apuração, vi essa moça com o pé todo enfaixado... Tadinha!!).
Logo depois, entraram as tribos com as fantasias lindas e a coreografia também!!!
Logo depois, entrou o levantador de toada (acho que era esse o nome...). Ele veio em cima de um peixe lindo, que mexia o rabo!! Super bonitinho!!! E super bem-feito!!
E, em seguida, veio a Sinhazinha!! Linda!!! Na sexta-feira, a Sinhazinha Mirim veio dentro dessa flor com o Beija-flor e a adulta desceu pela arquibancada central. No domingo, quem veio ali dentro foi a Sinhazinha mesmo (a adulta).
O momento em que o beija-flor subiu, levantou a flor e apareceu a Sinhazinha Mirim (na sexta).
O beija-flor estava lindo!!! Ah!! As asas batiam!!! Levantavam e desciam...
Esta próxima foto é o momento em que a Sinhazinha saiu de dentro da flor no domingo.
Aqui estão as duas Sinhazinhas (adulta e mirim) na sexta-feira. Essa outra moça que está aparecendo, com um vestido bem menor é a que está representando a mãe da Sinhazinha.
Na sexta, o boi chegou nessa alegoria linda!! Pena que não consegui foto da mesma de frente...
No domingo, o boi entrou na mesma alegoria que o apresentador entrou na sexta, lembram?
E aqui vocês podem ver as duas Sinhazinhas, a mãe da Sinhazinha, o boi e, logo atrás, a vaqueirada. São homens "vestidos" de cavalos, com uma armação bonita e enfeitada. Depois eu coloco fotos mais próximas da vaqueirada.
Ah... Que amor!!! A Sinhazinha com o seu boizinho!!!!
Vejam a Sinhazinha mirim linda e meiguinha!!!
Aqui está a Sinhazinha no domingo. Tinha hora que ela levantava a parte de cima da saia (como se fosse um envelope...) e aparecia um desenho do boizinho dela de um lado e de um índio do outro lado. Deve ter sido lindo, mas eu não vi...
Na hora da Sinhazinha, a galera da arquibancada abre as sombrinhas e fica balançando... Fica tão lindo!!!
A galera também recebe nota!!! Por isso a gente tem que cantar, dançar, balançar bandeiras, bexigas, sombrinhas, etc. Inclusive, esse é um dos motivos de se conseguir fotos boas, pois, sempre tem uma bandeira ou bexiga balançando na nossa frente... Eu até coloquei aquela função que, quando ficamos apertando o dedo no botão da máquina, diversas fotos são tiradas em sequência. Aí, antes de escolher as fotos para colocar aqui no blog, eu tive que perder um tempão só apagando as fotos ruins, repetidas, embassadas, com bandeiras...
Aqui a vaqueirada no detalhe:
Cada um tinha um boizinho miniatura pendurado lá em cima da armação, mas o máximo que consegui fotografar foi esse borrão aqui... rs... É que, como ele fica balançando, fica muito difícil tirar foto...
Na sexta, como estávamos em outra arquibancada, não vimos direito o momento em que esticaram um bandeirão em cima da galera da arquibancada central. No domingo, ficamos embaixo!!!
A destaque seguinte foi a rainha do folclore. Ela veio nesse carro em formato de ARANHA!!!! Gente, na sexta, como a gente estava mais perto dos "bastidores", fiquei toda arrepiada quando vi esse monstro entrando...
Mas a coreografia foi show de bola!!!! Tinha até teia!!
A barriga da aranha abriu e apareceu a Cunhã Poranga pendurada.
A apresentação seguinte foi demais!!! Foi da tribo feminina. A fantasia deu um efeito tão bonito na coreografia!!! Quando as meninas levantavam os braços, dava um efeito maravilhoso!!!
Depois dessa tribo, entraram os curumins!!! Uma tribo toda formada por criancinhas!!! Uma belezinha!!!
Tem um momento da festa em que entram na arena os Tuchauas. Cada Tuchaua é um homem só, carregando essa fantasia que vocês podem ver nas fotos a seguir.
Não são lindos???
A destaque seguinte foi a Cunhã Poranga!! Representa a índia mais bonita da tribo. Na sexta, ela entrou pendurada na boca de uma cobra gigante (boca aberta), mas a única foto que o Guilherme conseguiu tirar ficou com uma luz ao fundo e não ficou muito boa. No domingo, quem entrou com a cobra foi o apresentador Ricardinho, lembram?
No domingo, ela entrou na arena pendurada nessa alegoria linda!! (Reparem que não consigo lembrar os nomes das alegorias... rs...)
E aqui está a índia mais linda da tribo!!!
Em seguida foi a vez da tribo masculina. A fantasia também deu um efeito maravilhoso na coreografia!!! Na parte de trás, como vocês podem ver, é um desenho de um ET (acho...) laranja. Aí, fica parecendo que ele é quem está se movendo.
No domingo, a fantasia era a mesma, mas não tinha a parte de trás laranja... Em seguida, foi a vez do ritual tribal. Entram os índios, que fazem uma coreografia. Aí o bruxo lança um feitiço em cima deles, que só são salvos pelo pajé, que entra logo depois.
Esse carro alegórico, se não me engano, estava representando a Mãe Natureza. Estava muito legal!! Esses braços com cabeças de cobras se moviam...
Durante o ritual tribal, a organização do boi distribui velas em tampas de garrafas pets para a galera. Todo mundo acende e fica assim:
De repente, a barriga da Mãe Natureza abre e sai o pajé lá de dentro!!!Depois que o pajé desceu, ele montou nesse cachorro de três cabeças.
E depois ele desceu para salvar os índios do bruxo!
No final, todas as tribos voltam para o centro da arena para dançarem!! É lindo!!!
Até que a batucada vai embora... E a apresentação, que dura 2 horas e meia acaba...Olha só como estávamos depois da apresentação!!! Reparem que todo mundo foi de vermelho e/ou de branco!!!!
No dia seguinte teve mais!!!! O Boi Malhadinho se apresentou. Apesar de eu torcer para o Flor do Campo, fui para a arquibancada do Malhadinho, pois, se ficássemos na do vermelho, não poderíamos dançar, teríamos que ficar sentados...
Antes de começar a apresentação, procuramos a Jane e a Sanira no camarote (amigas chiques!!) e o zoom da máquina nos ajudou. Aí liguei pra elas, que também nos viram pulando feito doidas na arquibancada!! hehe
Até que o boi Azul começou a entrar na arena... E a festa começou!
A Sinhazinha veio nesse carro alegórico lindo!! Um boi gigante!!!
E, na hora da Sinhazinha, a galera abriu as sombrinhas também.
Vocês lembram que eu falei que a outra torcida não pode se manifestar? Vejam só como a torcida do Flor do Campo está paradinha e quietinha.
O boi deles veio nessa armação que permite que ele chegue bem pertinho da arquibancada. Ano passado foi assim também.
E abaixo está a vaqueirada deles.
Depois entraram na arena as tribos. As fantasias estavam muito bonitas!
O carro alegórico a seguir era o boto em forma de homem, como ele seduz as mulheres da selva. Será que ele vai me seduzir assim? hehe
Nessa alegoria estava pendurada a Porta Estandarte.
Na foto abaixo está a Porta Estandarte com os fotógrafos em volta dela.
Vocês lembras dos Tuchauas do Flor do Campo? Lindos, não eram? Gente... Não é porque eu não torço para eles, mas... O que era isso??? O amarelo e o azul estão bonitos, mas muito simples... Agora o verde e branco está horroroso!!! Achamos que foi feito na correria só para não perder ponto por só entrar com 2 Tuchauas, já que o número mínimo é 3.
Eu gostei desse detalhe do Tuchaua amarelo deles, uma oncinha atrás!
A tribo a seguir estava linda! Era das Iara. Segundo a Lenda Amazônica, Iara, também conhecida como a "mãe das águas", é uma sereia com corpo de mulher da cintura para cima e peixe para baixo. Uma morena, de cabelos longos, fica nas encostas dos rios atraindo os homens com seu lindo canto. As vítimas a seguem até o fundo do rio, de onde não retornam. E sabem como foi que ela se tornou uma sereia? Ela era uma excelente índia guerreira, seu pai a elogiava tanto, que causou ciúmes nos irmãos, que resolveram matá-la. Porém, ela descobriu e matou os irmãos primeiro. Então ela fugiu pela mata, mas seu pai a encontrou e a jogou no rio Solimões. Mas, os peixes a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela se tornou uma sereia. Linda lenda, não acharam?
De dentro da barriga da Iara, surgiu a Rainha do Folclore.
Quer dizer, surgiram as pernas dela... Ela sacudia tanto as pernas, parecia que estava apanhando... No dia seguinte, ficamos sabendo que realmente deu erro no carro... Era para ela ter descido por um cabo de aço, mas ele emperrou. Louca ela de ficar se sacudindo, imaginem se o cabo solta com tudo?
Por sorte, o carro podia baixar e foi assim que ela desceu.
O último carro que entrou, foi essa cobra gigante!!!
Dessa cobra, surgiu a Cunhã Poranga.
Reparem que eu estava de cinza!!! Nem azul, nem branco, pra não "ajudar" a torcida deles!! hehe E não podia estar de vermelho ali de jeito nenhum!! O cocar da Lívia era laranja, mas, com a luz, estava parecendo vermelho... Ela teve que tirá-lo...
Depois veio a tribo masculina. Não gostei muito dessa fantasia... Mas talvez eu não tenha entendido...
Esse pessoal estava com a gente!!! Inclusive, era o dia do aniversário do Maj Frans Romel, que aparece na foto!
Como a apresentação estava meio desanimada, o jeito foi nos divertirmos tirando fotos...
Na hora do ritual tribal, também teve aquele esquema das velas. Ah!! Ficamos decepcionadas, pois o pajé deles entrou a pé!!! no ano passado, ele entrou pendurado e o carro virou, ele caiu lá de cima... Achamos que tivesse sido por isso, mas não... É que o carro não tinha ficado pronto...
Por fim, chegou o domingo, quando os dois bois repetem as apresentações com algumas mudanças...
Nesse dia, a Lívia tirou umas fotos panorâmicas lindas!!
Como na sexta ficamos num lugar ruim, porque chegamos tarde, no domingo chegamos super cedo!!! Ainda estava vazio... E o jeito foi ficar tirando fotos para o tempo passar... rs...
O governador do estado estava lá no domingo e, antes de começar a apresentação do Flor do Campo, teve um encontro dos dois bois para agradecer pelo apoio e pelo dinheiro que deu para o festival neste ano.
E achei as minhas amigas chiques de novo com o zoom da câmera!!!
Vocês lembram que eu comentei que os apresentadores eram muito ruins? E acreditam que no domingo eles melhoraram um pouquinho? Mas descobrimos porquê... Estavam com uma colinha!!! hahaha
Nesse dia, os paineis que nos atrapalharam estavam atrapalhando somente a torcida do boi Malhadinho.
Reparem como estava LOTADO de gente!!!!! Nessa foto aparece o camarote e a parte no chão próxima à arena. Eu fiquei até com medo uma hora lá na arquibancada... Era muita gente!!!! Chegaram a proibir a subida por uns instantes, mas não tinha como controlar... Desistiram e o povo todo subiu...
Esqueci de comentar que o festival foi televisionado pela Rede TV local. Infelizmente, este ano não consegui gravar... O do ano passado eu tenho gravado!
Quase nesse momento, quando estava acabando a apresentação do Flor do Campo, me bateu uma tristezinha... Pode ter sido a última vez que eu assisto uma apresentação linda do meu boi...
Quando acabou a apresentação do Flor do Campo, nós sentamos, pois, durante a do Malhadinho, não podíamos mais dançar...
E a torcida do Malhadinho, que estava quietinha, levantou-se e começou a torcer.
Mas eles demoraram tanto para começar, que não conseguimos esperar... Fomos embora para casa...
Na segunda-feira à tarde, voltamos ao bumbódromo, para a apuração!!!!
Foi emocionante!!!! Até ali embaixo, como vocês podem ver, o povo do azul e do vermelho não se misturou!!
Pois é... Mas, apesar de toda a torcida, apesar de termos certeza que o Flor do Campo estava melhor em muitos aspectos, o campeão de 2011 foi o Malhadinho... Por 7 décimos de diferença... Uma pena...